Rua Dr. Neto de Araújo, 271 - São Paulo-SP 11 5083-6006

IoT – Internet das coisas

Gostou? compartilhe!

IoT – Internet das coisas

IoT – Internet das coisas

Você já ouviu falar no termo Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT, em inglês)? Se não sabe do que estou falando, então recomendo que confira este artigo, pois o IoT está cada vez mais presente no nosso dia a dia e tem o potencial de mudar a forma como vivemos. O que antes era apenas uma ideia, agora é realidade aplicada de diversas formas, principalmente, com a chegada da internet e os avanços da tecnologia.

Neste artigo você vai poder acompanhar um pouco mais sobre esse conceito, entender como funciona, algumas de suas aplicações e ainda como pode impactar a sua empresa.

Acompanhe!

O que é Internet das Coisas?

Basicamente o conceito de Internet das Coisas se refere à conexão de objetos com a internet, além é claro daqueles que já necessitam de internet como smartphone, computador. Logo, os objetos alvos do IoT são geladeiras, aspiradores de pó, lâmpadas, carros, pulseiras e até em cidades inteiras como as cidades inteligentes que já estão integradas com esse conceito e trazem diversos benefícios para a população.

O conceito envolve aproveitar os recursos da internet para aplicá-los em qualquer outro objeto para que este possa ser mais “inteligente”. Isso é possível graças a combinação com sistemas automatizados que coletam as informações em tempo real, conseguem analisá-las e com isso desenvolver ações de resposta de acordo com a necessidade do momento. Pense na IoT como uma forma de expandir a conexão para além dos dispositivos tradicionais que já utilizam desse recurso.

Como funciona a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas trabalha com esse modelo de conectar os objetos entre si com o uso da rede para que estes possam trocar informações suficientes para facilitar ou criar uma ação. Esta pode ser desde algo com função doméstica como os aparelhos eletrodomésticos ou então com foco comercial para atrair o interesse das pessoas.

Por exemplo, já existe uma tecnologia que ajuda os lojistas a aproximar as pessoas de seus estabelecimentos e ainda enviar ofertas personalizadas. Isso é possível graças aos ​beacons​ que são pequenos chips que conseguem rastrear os números de telefone dos que passam próximo da loja. Com isso, elas recebem mensagens de ofertas da loja para poder atrair o interesse ou então se já está dentro da loja, é possível personalizar a oferta dependendo da seção em que a pessoa está.

3 aplicações da Internet das Coisas

O exemplo acima foi uma das várias aplicações da Internet das Coisas que por ser um conceito adaptável para qualquer negócio possui infinitas aplicações. Abaixo vamos detalhar 3 que são bem comuns de se usar esse conceito.

Uso pessoal

São muitos os eletrodomésticos e objetos que usamos em nossas residências. Agora imagine todos eles integrados com a Internet das Coisas o quanto podem ajudar a otimizar nossas tarefas cotidianas. Geladeiras inteligentes que notificam os seus donos sobre os produtos que estão faltando ou então as assistentes virtuais, como a Alexa da empresa Amazon, que podem ajudar as pessoas a se manterem informadas com as últimas notícias, por exemplo. A IoT também pode nos ajudar com o controle das contas, na organização pessoal ou então na contratação de serviços e marcação de consultas e exames médicos.

Utilidade pública

Alguns serviços públicos e de atendimento como polícia, bombeiros, ambulância e transporte público em geral como ônibus e metrô podem ser feitos com mais agilidade por meio de dispositivos conectados. Isso traz mais eficiência para os serviços e ainda economiza dinheiro e tempo para que possa dar mais atenção para outras áreas.

Logística

Outro exemplo de aplicação da Internet das Coisas é na logística com o uso, por exemplo, de sensores colocados em grandes contêineres para receber os dados em tempo real de onde está a mercadoria, como está a sua condição, entre outras informações. Isso pode ajudar as empresas a melhorar a eficiência de suas entregas e ainda ter um atendimento mais próximo e personalizado com os consumidores.

Como a IoT pode ajudar sua empresa?

Como você pode perceber, a Internet das Coisas tem uma infinidade de aplicações para ser integrada, por isso os benefícios desse conceito são muitos. Citei apenas a área de logística, mas se você analisar melhor a IoT impacta todos os estágios do ciclo de vida de um produto tanto em marketplaces como em indústrias mais verticais. Algumas das áreas beneficiadas são:

  • Manutenção de produto;
  • Engenharia de produto;
  • Design e marketing de produto;
  • Vendas de produtos;
  • Manutenção das frotas;
  • Processos de fabricação;
  • Transportes.

As formas de aplicação são tantas que pedem por alguns cuidados e adaptações, porque a tendência é que todo o mercado mude, desde os seus processos até os modelos de negócio em si. Uma delas é a inovação, pois é o ponto chave da Internet das Coisas e pode afetar muito as empresas. Desde as que já trabalham com tecnologias como sistemas de gestão empresarial ou ERPs (Enterprise Resource Planning) para automatizar seus processos e integrar as áreas ou então CRMs para controlar as tarefas de forma automática e fazer o mapeamento de todos os dados da empresa. Até as que ainda usam métodos tradicionais como planilhas e documentos por escrito para organizar os processos e resultados alcançados.

Outro ponto importante é que você deve saber como aproveitar essa tendência de inovação e novas tecnologias surgindo. Procure manter um equilíbrio nesse cenário e pratique hábitos saudáveis para não se perder nesse novo mundo da conectividade e também separar a vida pessoal da profissional.

Além disso, busque por oportunidades que possam surgir com a integração entre os mais diversos dispositivos para que você possa aplicar na sua empresa. Uma tecnologia originada da junção de um objeto comum do dia a dia com a Internet das Coisas pode proporcionar benefícios como redução de custos, aumento da produtividade das equipes para que você possa fazer uma melhor gestão da sua empresa. E essa pode ser uma ótima maneira de se destacar no seu segmento e superar a sua concorrência.



Gostou? compartilhe!