Rua Dr. Neto de Araújo, 271 - São Paulo-SP 11 5083-6006

Contabilidade interna ou externa? O que é melhor para a minha empresa?

Gostou? compartilhe!

Contabilidade interna ou externa? O que é melhor para a minha empresa?

Contabilidade interna ou externa? O que é melhor para a minha empresa?

A dúvida de muitos empresários quanto a manter a contabilidade interna ou externa é mais comum do que se imagina. São muitos os pontos que devem ser levados em consideração no momento dessa escolha e, exatamente por isso, muitas vezes o que funciona muito bem para um tipo de empresa com determinados processos, pode não funcionar para outro nicho que implica em outros processos.

Pensando justamente em ajudar os empresários e gestores na busca pela resposta mais adequada para esta pergunta é que decidimos fazer este artigo onde mostraremos algumas das características mais importantes de ambas as opções e, assim, esperamos poder ajudar de maneira mais ativa na busca desta resposta.

Acompanhe nosso artigo.

Sobre a contabilidade interna e externa

Antes mesmo de falarmos entre as opções internas e externas de contabilidade em si, é preciso ressaltar que algumas tarefas relacionadas à contabilidade de um negócio são obrigatórias por leis específicas e, por isso, caso sejam esquecidas ou realizadas de maneira errônea, a empresa passa a ficar passível de uma série de penalizações como juros, multas e até mesmo a impossibilidade de se manter em plena atividade.

Sendo assim, não é difícil perceber que a contabilidade da empresa está diretamente ligada ao dinheiro do negócio, não somente através de suas tarefas diárias mas também com o não cumprimento delas e, sendo assim, pode afetar tanto negativamente quanto positivamente no fluxo de caixa.

Por isso, independente da escolha da empresa dentre os tipos de contabilidade, o fato é que se faz necessário todo o cuidado possível. Dito isso, podemos explicitar as características da contabilidade interna e da externa de maneira um pouco mais aprofundada.

Contabilidade externa

A contabilidade externa implica na contratação de um escritório de contabilidade para gerenciar toda a área contábil e fiscal do seu negócio. Em outras palavras, terceirizar o serviço deste setor específico. Em geral, empresas de pequeno porte tendem a contar com a contabilidade externa por julgarem um processo mais rápido e simples, já que não precisam aprender sobre leis e normas em geral.

O grande problema é que, ainda que os escritórios de contabilidade sejam feitos de profissionais, eles trabalham de forma impessoal e atendem à uma grande demanda vinda de seus muitos outros clientes, ou seja, nem sempre existe a atenção ideal para uma série de detalhes fiscais e contábeis ligadas à empresa, como é o caso da escolha do Regime Tributário, por exemplo, que é realizada uma vez por ano e pode impactar negativamente nos números da empresa caso seja mal escolhido.

Contabilidade Interna

Já a contabilidade interna implica na contratação de profissionais que trabalham dentro da empresa e focam todos os seus esforços na geração de melhores resultados para o seu próprio negócio.

Em geral, a dedicação exclusiva da equipe interna permite a realização de um planejamento tributário permanente, o que possibilita à empresa pequenos ajustes a fim de reduzir o custo com impostos e a adequação à legislações vigentes. Além disso, com a disponibilidade da equipe, os empresários e gestores contam com a consolidação de uma série de dados (geralmente em curto tempo) que são usados em planejamentos estratégicos e planos de ação que surtem um efeito muito mais assertivo.

Uma das maiores objeções dos empresários em atuar com a contabilidade interna está relacionado ao custo de implantação do setor, que os gestores temem ser alto demais. Quanto a isso, é preciso ressaltar que com as ferramentas ideais e uma boa estruturação, os ganhos gerados por uma equipe interna superam os custos envoltos em seus salários e despesas.

Qual a melhor opção para a minha empresa?

É praticamente impossível que nós possamos garantir qual será a melhor opção para a sua empresa, entretanto, como dissemos acima, ambas opções podem lhe servir, só é preciso uma avaliação cuidadosa.

Sendo assim, vamos agora mostrar alguns pontos de atenção para a contratação da contabilidade interna ou externa.

Veja:

  • Contabilidade externa: caso a sua opção seja a contratação de um escritório de contabilidade, certifique-se de que está contratando uma empresa de confiança. Cheque seus clientes, faça quantas perguntas achar necessário e dê preferência à indicações. Além disso, sempre…SEMPRE acompanhe de perto todas as tarefas pertinentes à empresa terceirizada;
  • Contabilidade interna: para o caso da contabilidade interna, o primeiro passo é a contratação de um sistema de gestão empresarial que possua um módulo contábil robusto. Desta forma, ainda que a equipe contratada para o novo setor seja enxuta, são evitados erros e esquecimentos relacionados aos tributos, impostos, legislações e assim por diante. Além disso, o sistema permite maior confiabilidade dos dados, que passam por todos os processos da empresa antes de chegar à contabilidade.

Já para os gestores, na contabilidade interna o acompanhamento também se faz necessário, mas de forma muito mais simples. Isso acontece porque o sistema de gestão oferece uma série de relatórios gerenciais capazes de demonstrar, através de dados consolidados, a real situação, não somente do setor contábil, mas da empresa como um todo.

Bom, não é fácil decidir entre a contabilidade interna ou externa. São muitas as condições variantes e os processos internos das empresas vão influenciar bastante na escolha. Fato é que os empresários tendem a perder muito dinheiro com problemas relacionados à área fiscal e contábil de seus negócios. Se levarmos em conta que o Brasil é um dos países mais burocráticos nesse ponto, fica fácil compreender o porquê deste ser um dos maiores problemas gerenciais dos negócios.

Sendo assim, não deixe de gerenciar esta área e pare de perder dinheiro.

Bom, esperamos que as informações que trouxemos aqui tenham ajudado na sua escolha dentre a contabilidade interna ou externa para o seu negócio. Agora, caso a sua dúvida seja sobre como um sistema de gestão pode auxiliar a sua empresa, não hesite em nos falar.



Gostou? compartilhe!